top of page

SEMPRE EM FRENTE NÃO TEMOS TEMPO A PERDER

Atualizado: 9 de fev.

Como eu vou definir neurose aqui? Neurose são formas de se ver, de se sentir na vida – é quando alguém está de mãos atadas, está desqualificado, desmembrado, desintegrado, mas sobretudo engessado, amordaçado, preso, estático. Essa posição, Freud chama de resistência. O sintoma é uma posição de resistência.

Pessoas pensando em seguir em frente

Exemplo comum: pessoas que não suportam o trabalho, não suportam as pessoas com as quais ela convive, que não suportam a imagem delas, que não fazem nada para mudar essa situação. Essas pessoas são neuróticas! Porque elas estão dando voltas em ciclos viciosos, estão dando desculpas esfarrapadas, procrastinando, jogando no lixo o que possa haver de mais precioso, que é o pulsar. Jogando no lixo a oportunidade de arriscar, dentro de certas condições (e lograr isso). A posição de neurótico é uma posição de renúncia. Ninguém é neurótico porque quer, mas a gente cai nisso. E a renúncia em nome da ilusão de que você fica mais defendido. Quantas pessoas não abdicam de suas vidas, por exemplo, porque criam uma dependência com a mãe, com o pai, com os filhos, com o trabalho.

E eu quero dar uma palavra que é do Freud: a neurose é uma posição de estacamento, fixação, de espera crônica, renúncia, um dizer não à pulsação, dizer não à paixão, dar desculpas, se submeter à vontade estúpida de um outro... Quando a neurose está agindo, a pessoa está presa, está amarrada. Então vou chamar de amarração à dimensão neurótica, com uma certa ressalva, porque, quando a gente está “amarradão”, a gente está dando um sentido de passionalidade, o que não quer dizer que a neurose não seja passional, ela é.
A gente está fixado, preso, enclausurado. Quando a gente está num processo de movimentação, a gente está progredindo. Progredir não significa necessariamente melhorar (embora eu ache que sim), mas, sobretudo, progredir é ir para frente.

Então, pense, por exemplo: se você gosta de acordar e viver o seu dia. Se você tem gosto para mover obstáculos, se você tem tesão em você e nas coisas que você está fazendo, quando você está investindo na sua capacidade de crescer, de sonhar, nas suas capacidades de superar, quando você fica mais à vontade com o que você sonha, você necessariamente está progredindo, você necessariamente está se movimentando, necessariamente está indo pra frente. Não temos tempo a perder e / temos todo o tempo do mundo


Todos os dias quando acordo

Não tenho mais

O tempo que passou

Mas tenho muito tempo

Temos todo o tempo do mundo

Todos os dias

Antes de dormir

Lembro e esqueço

Como foi o dia

Sempre em frente

Não temos tempo a perder

Nosso suor sagrado

É bem mais belo

Que esse sangue amargo

E tão sério

E selvagem!

[...]

O que foi escondido

É o que se escondeu

E o que foi prometido

Ninguém prometeu

Nem foi tempo perdido [...]

Tempo perdido

(Legião Urbana)


Equipe Psicanálise Descolada








354 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page