top of page

QUEM É QUE MANDA NO SEU GOZO?

Então, me perguntaram: quando a energia é livre no princípio de prazer e ela é obrigada a se ramificar até perder o princípio de prazer e virar princípio de realidade, esse movimento, ele empodera a libido ou enfraquece a libido? As duas coisas são possíveis. E isso vai depender do discurso. Se você estiver com dezoito anos, recém saído do colégio, no seu momento mais ardente, na flor da idade, querendo entrar para o movimento estudantil da faculdade para fazer teu Enem, teu vestibular e você entrou para fazer Geografia numa Federal... Você foi acolhido por um Sistema, um Tópos, em que há um monte de gente com tesão sustentando por geografia, política, ideologias, sustentado por isso e por aquilo, com tal e tal visão de mundo. E onde está a sua consciência? Impossível de saber.

Ela está na voz do teu professor, na voz do Departamento de Geografia, com os colegas que você encontrar. E a galera, depois da aula, vai tomar uma cerveja, vagar pelos bosques da rua. Onde está a libido nessa história? Ela estava mais livre porque você não estava influenciado pelo Ethos da faculdade, com suas ideologias e suas proctologias todas, ou você estava mais a fim quando estava no colégio. É impossível perceber. Em análise, se você fosse um paciente, você deveria dizer o que disso verbera em você, porque você poderia estar pleno fazendo a prova de geografia, fazendo militância política, mas a sua namorada da época pode te dizer: poxa! Você agora só quer saber de militância e me largou. O poder da militância tomou conta de você. Até você falar isso, é muita análise. Ou não. Como diria Caetano.


Elas renunciam sem saber as suas potências, e elas ficam pagando soquetes para os outros nos lugares em que elas são mais maltratadas. O que eu quero dizer com isso: uma pessoa vai ser médica porque o papai a maltratou para ser médica, o sonho dela era ser arquiteta. Onde a libido está mais forte, ela sendo a maior médica ou a maior arquiteta? Vai saber? Só na análise. Porque, repara: o princípio do prazer não vai ficar gozando sem que o princípio de realidade enlace ele. Mas você tem que perguntar é o seguinte: o que é prazer pra você aos dez anos, é prazer aos 30? Ou o que é princípio de realidade: “Não, menino, você não pode cortar o pão, você vai se machucar”. O que é realidade para você?


O gozo se fractaliza em dez mil gozos, cada gozo é uma fruta diferente. Ele só não está num lugar: onde não tem gozo. Gozado! Porque se goza de tudo que é jeito. O que é uma posição de gozo? É claro que existem práticas sexuais que são criminosas. Mas, como desejo ou como uma prática, isso é política. E quem vai ser o gestor da sua prática sexual? É o professor, é o papai, é a mamãe? É o padre? É o amante? Quem?


VITORIOSA (Ivan Lins / Vitor Martins)

Quero sua risada mais gostosa Esse seu jeito de achar Que a vida pode ser maravilhosa

Quero sua alegria escandalosa Vitoriosa por não ter Vergonha de aprender como se goza

Quero toda sua pouca castidade Quero toda sua louca liberdade Quero toda essa vontade De passar dos seus limites E ir além, e ir além


Carlos Mario Alvarez


443 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Claudia Marostica
Claudia Marostica
May 07, 2021

Ir além…é poder a cada semana ter o privilégio de assistir a aula do mestre Carlos Mario, aulas gozastes e libertadoras; muito didáticas onde aprendemos muito.

Like
bottom of page