SELO PH-11.png

Aulas gravadas

R$ 180

Curso Técnicas Psicanalíticas

Com o Psicanalista
Carlos Mario Alvarez

SOBRE O CURSO

Certificado
de participação


4 aulas + live bônus
totalizando 10h

Aulas gravadas para assistir por 6 meses  a partir da data de compra do módulo

Conteúdo bônus
(e-books, textos, grafos, vídeos)

PROGRAMA DO CURSO

AULA 1

Histeria: noção, conceito, diagnóstico e estrutura. O caso Ana O. e a mitologia das origens da psicanálise. O trauma e a fantasia. Representação e afetos. A histeria como dessexualização do corpo.

AULA 2

Histeria: mulheres e homens. Autoerotismo e conversões histéricas. Compulsividades histéricas. O conceito de identificação na psicanálise e na histeria. O que querem os homens? Cultura e histeria. Gozo e orgasmo: a “bela indiferença” histérica diante do desejo recalcado.

AULA 3

Moda, consumo e histeria. Sintomas de conversão na histeria clássica e sintomas de conversão na contemporaneidade. Lugar dos sonhos na histeria. Capitalismo e histeria. Idealizações histéricas. A idéia lacaniana da travessia da fantasia. Fim de análise: histericização?

AULA 4

CINEMANÁLISE: Nesta aula, o psicanalista Carlos Mario Alvarez fará comentários em torno de trechos do filme “Este Obscuro Objeto do desejo” de Luis Bunuel. Filme mostra a relação de sedução, jogos de poder e incitação do desejo entre um homem e uma mulher. Dimensões histéricas onde o desejo escapa e causa tropeços. Durante a aula, serão exibidas cenas do filme e serão evidenciadas as questões relativas à histeria trazidas pelo filme. Momento especial que permite trabalhar a escuta psicanalítica de forma plástica, prazerosa e didática. Estudo + Entretenimento. Alunos irão para a aula já tendo assistido o filme e serão convidados a tecer comentários e fazer perguntas na segunda parte da aula.

a quem se destina o curso?

O Curso Técnicas Psicanalíticas destina-se a todos os interessados em estudar e conversar sobre psicanálise. A condução é do professor Carlos Mario Alvarez.

CHARLIE-SUETER.jpg

O PROFESSOR

Dr. Carlos Mario Alvarez é Psicanalista, Professor Convidado na Université Sorbonne Paris 2. 
Doutor pela (PUC-RJ), Professor Pesquisador visitante na Universidade Rutgers 2010/2011 (NJ, EUA), Mestre em Teoria Psicanalítica - (UFRJ) e curador do Projeto "Psicanálise Descolada".