top of page

Carlos Mario
Alvarez

Carlos Mario Alvarez é Psicanalista, Psicólogo pela PUC-RIO, tendo feito Mestrado em teoria psicanalítica na UFRJ, quando defendeu a dissertação “Sandor Ferenczi e a Transferência”. É Doutor em letras pela PUC-RIO, tendo escrito a tese "Nietzsche, o filósofo artista".
 

Trabalha como Psicanalista, em consultório particular, há 30 anos, na cidade do Rio de janeiro, atendendendo diariamente pacientes individuais, famílias, adolescentes, casais e grupos.

É membro fundador (1992), ao lado de Chaim Samuel Katz e outros psicanalistas, da Formação Freudiana, instituição onde foi supervisor e professor e da qual se desligou em 2017.

Nos anos de 2010 e 2011 foi Professor Pesquisador convidado na RUTGERS UNIVERSITY (New Jersey), EUA, onde também pesquisou para sua tese de doutorado.

 

Participa de pesquisa cujos temas orbitam em torno de “Tendências psíquicas no mundo contemporâneo e suas relações com o universo digital”.

É palestrante, conferencista e autor de inúmeros artigos científicos e vídeos ligados à Psicanálise, gestão de conflitos e psiquismo.

É criador e curador do Projeto Psicanálise Descolada que conta com seu estilo muito particular de se expressar combinando saber, experiência e linguagem fluida através de seus vídeos sobre Psicanálise e vida cotidiana (ele mesmo escreve filma, edita e improvisa) de forma que o resultado acaba por trazer uma Psicanálise menos hermética e acadêmica e, talvez, mais acessível e convidativa ao público em geral.

bottom of page