LOGO PSICANALISE DESCOLADA 2021-03.png

PSICANÁLISE DESCOLADA

Por Carlos Mario Alvarez

o55-07.png
55-05.png

com o Psicanalista
Carlos Mario Alvarez

diretores-04.png
diretores-04.png

Olá pessoal! Bem-vindas e bem-vindos a nossa sessão de Filmes!

Compartilharemos aqui sugestões de filmes, séries e documentários que serão comentados e analisados em aula em nosso evento mensal CINEMANÁLISE.

Disponibilizaremos o trailer e a plataforma de transmissão que encontrarmos para cada filme.

CINEMANÁLISE: modalidade de encontro criada pela Psicanálise Descolada destinada a trabalhar os temas do curso, através de comentários e análise de cenas do filme selecionado. Modo dinâmico e com fortes efeitos de ampliação e melhor introjeção dos conceitos trabalhados no curso. Momento singular onde cinema, direção e arte se encontram na mesa de trabalho do Psicanalista Carlos Mario Alvarez que, como de hábito, costuma mostrar um Outro filme. É a Psicanálise em expansão acontecendo em tempo Real, com a participação dos inscritos.

A Psicanálise e o cinema podem colaborar mutuamente. A ficção, o fantástico e as dimensões dramáticas - alegres, tristes e instigantes, dentre várias! - estão presentes na vida das pessoas. Tela do cinema e divã portam - cada qual, à seu modo, - de maneira cifrada, enigmática e pictórica o universo imaginário que reproduz experiências vividas e desejadas entre as pessoas. A trama - neurótica ou não, verdadeira ou falsa - está presente na fala do analisando tanto quanto nos roteiros, fotografias e trilhas sonoras de um filme. A vida imita o filme? A arte imita a vida? o que dizer dos processos de Identificação entre personagens/atores e público? Aprendemos a desejar como intui a direção de uma película? Um filme pode mudar o destino de uma vida tal qual uma análise pode? Questões não faltam quando se trata de pensar Psicanálise e Cinema.

Módulo Afetos Virtuais & Amores Líquidos

AULA ESPECIAL DE NATAL: A história de Cinderela recontada pela Psicanálise. Uma deliciosa revisitação ao mundo das princesas e príncipes. Os objetos de desejo e as fissuras do fetiche: o sapatinho de cristal como metonímia do objeto a.

Módulo Personalidades Borderline

No Cinemanálise do módulo Personalidades Borderline o Psicanalista Carlos Mario Alvarez, comentou o filme My week with Marilyn, do diretor Simon Curtis

Módulo NEUROSES OBSESSIVAS

No Cinemanálise do módulo Neuroses Obsessivas o Psicanalista Carlos Mario Alvarez, comentou o filme O homem dos Ratos  

filme.jpg

Módulo PERSONALIDADES HISTÉRICAS

No Cinemanálise deste mês 

O Psicanalista Carlos Mario Alvarez, comentou o filme Esse Obscuro Objeto do Desejo (1977) do diretor Luis Buñuel 

dead-ringers1.jpg

Sugestão de Filme 

No Cinemanálise do Módulo: Simbioses

O Psicanalista Carlos Mario Alvarez, comentou o filme Gêmeos - Mórbida Semelhança do diretor David Cronenberg

6ef598b10d1539793d4ace8d8b7b613f_XL.jpg

Sugestão de Filme (YouTube - Locação)

No Cinemanálise do Módulo: Personalidades Narcísicas. O Psicanalista Carlos Mario Alvarez, comentou o filme Shame do diretor Steve McQueen

Sugestão de Documentário (YouTube)

Módulo: Personalidades Narcísicas. 

Último Tango em Paris torrent download dublado bluray.jpg

Sugestão de Filme 

No Cinemanálise do Módulo: Amores Impossíveis. O Psicanalista Carlos Mario Alvarez, comentou o filme O último tango em Paris, do diretor Bernardo Bertolucci.

Sugestão de Filme (YouTube - Locação)

Módulo: Medo da Separação. O Psicanalista Carlos Mario Alvarez, comentou o filme As Pontes de Madison.

Sugestão de Filme (Netflix)

Módulo: Afetos. O Psicanalista Carlos Mario Alvarez comentou o filme Monsier & Madame Adelman.

Disponível na plataforma MUBI

Módulo: Afetos. O Psicanalista Carlos Mario Alvarez, comentou o filme Kilenc Hónap (Nove Meses)

Sugestão de Filme - Amazon Prime Video

Módulo: Afetos. O Psicanalista Carlos Mario Alvarez comentou o filme Patch Adams, para mostrar como ele desafiou o stablishment dos médicos e clinicou de uma maneira muito peculiar trazendo  o afeto em primeiro plano. 

Sugestão de Filme - Telecine

Módulo: Afetos.  O Psicanalista Carlos Mario Alvarez, trabalhou os aspectos da relação mãe-filho no que concerne aos graus de dependência, dimensões simbióticas e formações psicóticas valendo-se do consagrado filme de Alfred Hitchcock PSICOSE (1960).

Sugestão de Filme - YouTube - Locação

Módulo: Sonhos. O Psicanalista Carlos Mario Alvarez comentou o filme a Augustine, para ilustrar o nível em que o Inconsciente  manifesta o sintoma.

Sugestão de Filme - Telecine

Módulo: Sonhos. O Psicanalista Carlos Mario Alvarez comentou o filme a Vida é Bela, para ilustrar suas falas trabalhadas na aula, sobre linguagem, tradução, dimensões traumáticas, construções da realidade, papel do analista e transferência.

Sugestão de Série - Netflix

Módulo: Hipnose. O Psicanalista Carlos Mario Alvarez  comentou a série Dirty John.

Mostrou trechos da série, para ilustrar como é que uma relação pode ser toda entremeada por interesses que passam para além daquilo que é dito.

1689390.jpg

Sugestão de filme - Netflix
Na Live do dia 06-03-21 evento gratuito, o Psicanalista Carlos Mario Alvarez fez a análise do filme, "História de um Casamento", mostrando as implicações sobre até que ponto pode chegar a falta de conversa entre as pessoas.

Assista a duas Aulas Gratuitas