AFETOS SELO-11.png

Aulas gravadas

R$ 180

Curso Técnicas Psicanalíticas

Com o Psicanalista
Carlos Mario Alvarez

SOBRE O CURSO

Certificado
de participação


4 aulas
totalizando 6h

Aulas gravadas para assistir por 6 meses  a partir da data de compra do módulo

Conteúdo bônus
(e-books, textos, grafos, vídeos)

PROGRAMA DO CURSO

AULA 1

Afetos livres e ligados. Afetos e representações. Afetos e angústia. Fantasias e posições subjetivas. Afetos e emoções. Estados de humor, estados afetivos. O que é pânico?

AULA 2

Angústia como afeto em estado bruto. Angústia: afeto que não se dissimula. Afetos: matéria prima de trabalho numa análise. Psicanálise: arte de dar nome à angústia e torná-la capital de investimento rumo a um melhor viver.

AULA 3

Freud mostrou que o medo - seja na forma de fobias, de inibições, de pavor ou mesmo pânico - implica em desejos inconscientes que não podem ser expressos. A Psicanálise busca criar chances para transformar o medo em desejos que permitam à pessoa melhor se expressar e melhor se expandir.

AULA 4

O Inconsciente opera sem contradições porque admite os opostos. Não conhece a negativa e afirma o desejo à despeito de julgamentos ou critérios morais. O Inconsciente, isso pulsa! Vida e morte, caos e criação são elementos de linguagem que marcam avessamentos da experiência de cada um. Como lidamos com esses registros definem a forma como conseguimos tornar o viver mais expansivo e menos restritivo.

AULA 5

A pulsão só visa descarga. Exclusiva-mente visa atingir seu alvo que é, tão somente, acontecer. Isso Pulsa, Isso goza! Cabe a cada um saber lidar com suas intensidades de maneira a tornar-se senhor de seus atos dentro do (im)possível.

a quem se destina o curso?

O Curso Técnicas Psicanalíticas destina-se a todos os interessados em estudar e conversar sobre psicanálise. A condução é do professor Carlos Mario Alvarez.

CHARLIE-SUETER.jpg

O PROFESSOR

Dr. Carlos Mario Alvarez é Psicanalista, Professor Convidado na Université Sorbonne Paris 2. 
Doutor pela (PUC-RJ), Professor Pesquisador visitante na Universidade Rutgers 2010/2011 (NJ, EUA), Mestre em Teoria Psicanalítica - (UFRJ) e curador do Projeto "Psicanálise Descolada".