SELO SONHOS-11.png

Aulas gravadas

R$ 180

Curso Técnicas Psicanalíticas

Com o Psicanalista
Carlos Mario Alvarez

SOBRE O CURSO

Certificado
de participação


4 aulas 
totalizando 6h

Aulas gravadas para assistir por 6 meses  a partir da data de compra do módulo

Conteúdo bônus
(e-books, textos, grafos, vídeos)

conteúdo do curso

Neste módulo o Psicanalista Carlos Mario Alvarez aborda o estudo de Freud (supracitado), em que ele mostra que os sonhos são versões da verdade inconsciente. A palavra “verdade” será problemática por não existir em condição absoluta, criando um paradoxo que faz com que o inconsciente veja sempre através de opostos, admitindo o sim e o não, versões distintas. Dessa forma, os sonhos se apresentariam como via de acesso real ao inconsciente, onde se saberá a “verdade”. Explora o fato de que as pessoas funcionam na base da produção de sentidos e vivem para buscar sentidos. Nesse ponto, os sonhos são importantes para a psicanálise porque ele representa um recurso para a produção de sentidos não alcançados através do racionalismo em vigília. Freud mostrava que era muito importante que o próprio analisando pudesse criar associações a partir dos sonhos para que este possa conseguir registrar isso dentro do seu próprio aparelho de consciência. Verifica a possibilidade de atualmente chamar o inconsciente por outros nomes, renomeá-lo, e instituir outra terminologia, como: neoconsciência. Toda sessão tem potencial de gerar neoconsciência, em que existe imbricamento de analista e analisando na insistência da associação livre em torno do discurso; é o que vai dar ao sofrente uma chance de transformação, e de formar novos sentidos. Apresenta a Metamorfose como o ato e o fato de formar e de tomar forma, criar uma nova existência, uma nova forma de existir. Daí a questão Freudiana de tornar as coisas conscientes...

a quem se destina o curso?

O Curso Técnicas Psicanalíticas destina-se a todos os interessados em estudar e conversar sobre psicanálise. A condução é do professor Carlos Mario Alvarez.

CHARLIE-SUETER.jpg

O PROFESSOR

Dr. Carlos Mario Alvarez é Psicanalista, Professor Convidado na Université Sorbonne Paris 2. 
Doutor pela (PUC-RJ), Professor Pesquisador visitante na Universidade Rutgers 2010/2011 (NJ, EUA), Mestre em Teoria Psicanalítica - (UFRJ) e curador do Projeto "Psicanálise Descolada".