LOGO PSICANALISE DESCOLADA 2021-03.png

PSICANÁLISE DESCOLADA

o55-07.png
55-05.png

com o Psicanalista
Carlos Mario Alvarez

diretores-04.png
diretores-04.png

Cinemanálise é uma modalidade de encontro criada pela Psicanálise Descolada destinada a trabalhar conceitos Psicanalíticos através da análise de filmes.
Momento singular, onde cinema, direção e arte se encontram na mesa de trabalho do Psicanalista Carlos Mario Alvarez que, como de hábito, costuma mostrar um Outro filme. 

A Psicanálise e o cinema podem colaborar mutuamente. A ficção, o fantástico e as dimensões dramáticas - alegres, tristes e instigantes, dentre várias! - estão presentes na vida das pessoas. Tela do cinema e divã portam - cada qual, à seu modo, - de maneira cifrada, enigmática e pictórica o universo imaginário que reproduz experiências vividas e desejadas entre as pessoas. A trama - neurótica ou não, verdadeira ou falsa - está presente na fala do analisando tanto quanto nos roteiros, fotografias e trilhas sonoras de um filme. A vida imita o filme? A arte imita a vida? O que dizer dos processos de Identificação entre personagens/atores e público? Aprendemos a desejar como intui a direção de uma película? Um filme pode mudar o destino de uma vida tal qual uma análise pode? Questões não faltam quando se trata de pensar Psicanálise e Cinema. 

Convidamos você a assistir duas aulas gratuitas do Cinemanálise - As aulas são interativas, com exibições dos trechos dos filmes, seguidas de comentários do Psicanalista Carlos Mario Alvarez.

Assista! 

esse_obscuro_objeto_do_desejo_1_plano_critico.jpeg

FILME DO MÊS

Módulo PERSONALIDADES HISTÉRICAS

No Cinemanálise deste mês 

O Psicanalista Carlos Mario Alvarez, comentou o filme Esse Obscuro Objeto do Desejo (1977) do diretor Luis Buñuel - Aula dia 24-09, às 14h.

filme.jpg